Make your own free website on Tripod.com
OtoPluss Fonoaudiologia
Sobre nós | Testes audiométricos ocupacionais | Escolha adequada de EPI auditivo | Atendimento ao Perfil Profissiográfico Previdenciário | Como nos encontrar.

Home

Escolha adequada de EPI auditivo


O termo EPI significa "Equipamento de Proteção Individual".

O "individual" pressupõe a utilização por apenas um trabalhador e isso traz consigo algumas condições que devem ser satisfeitas, a fim de que o uso "individual" seja otimizado.

Entre essas condições espera-se que o EPI seja confortável ao mesmo tempo que proporcione atenuação adequada ao nível de exposição ao ruído.

Se isso não ocorrer, será o mesmo que fornecer botinas tamanho "40" para todos trabalhadores, e exigir o seu uso. Alguns que por sorte calçam "40" usarão; os que calçam 39, 38, 37..... até poderão usar, mas e quem calça 41, 42 e mais?

Com EPIs auditivos é a mesma coisa!

Se não for feita uma escolha que considere a relação EPI/ouvido/ruído o trabalhador ou não obterá benefício do EPI ou o usará apenas para "fazer de conta". É claro que a posibilidade de que seja desenvolvida uma Perda Auditiva é muito grande!

Assim, todos saem perdendo: o trabalhador a sua audição e a empresa .....bem, ela sabe o que significa atualmente ter lesados auditivos que possam lhe atribuir a culpa pela doença!




Escolha (realmente) adequada de EPI auditivo!

ouvido_azul.jpg

Essa atividade é realizada em cabina audiométrica convencional, seja em nosso Serviço ou na empresa.


ouvido_azul.jpg

O trabalhador escolhe entre diversos EPIs que são adequados ao ruído existente no seu local de trabalho, aquele que pretende utilizar.

ouvido_azul.jpg

Após a escolha adequada, que é feita através do método REAT ("real ear at threshold"), o qual reproduz em um típico ambiente de serviço audiométrico as condições pelas quais o EPI tem o seu valor de atenuação (NRR/NRR-SF) definido para fins de obtenção do Certificado de Aprovação (CA), o trabalhador recebe informações sobre o ouvido, seu funcionamento, importância da proteção, cuidados com os EPIs, etc.

Separador horizontal 12

Ssiba mais sobre esse trabalho:
Entre em contato conosco.

Todo os valores de atenuação obtidos com o uso do EPI são mensurados por um software - o PPP Pluss - no qual são considerados tanto os dados da atenuação como os níveis de ruído em que o trabalhador trabalha ou irá trabalhar.

ouvido_azul.jpg

Dessa forma, abandonam-se definitivamente os cálculos matemáticos que pretendem definir a atenuação que o EPI irá oferecer ao ouvido do trabalhador - e que na verdade fazem uma generalizaçao ao presumir de forma equivocada que todos os ouvidos são idênticos.

O software informa a atenuação do EPI que o trabalhador ESTÁ USANDO e através dele pode-se saber qual a condição encontrada: se a atenuação está insuficiente ou se há uma super-atenuação, nessa gradação passando por uma condição aceitável e boa.

ouvido_azul.jpg

Entre em contato: Fga. Ana Paula Kwitko

Artigos para Download.

EPIs auditivos (parte 1): A Escollha Realmente Individual e Adequada em Cabina Audiométrica.

EPIs auditivos (parte 2): Comparação entre Grupos de Trabalhadores com EPIs Escolhidos e não.